sábado, 7 de novembro de 2015

O que significa Canon e Shippar?


Dia 5 de novembro, houve uma comemoração em vários blogs que eu acompanho no tumblr do "Happy Canon Day Naruto", eu acompanho Naruto desde 2007,e minha entrada nesse universo de blog e fanfic, foi recente, buscando informações sobre um casal que no episodio 109 comoveu-me muito, o casal SasuSaku, eu entrei em um novo universo até então desconhecido por mim, e passei a deparar com as expressões "Shippar" e "Canon".

     Shippar trata-se do ato de torcer pelo relacionamento amoroso de alguém, normalmente personagens de filmes, seriados, desenhos animados, histórias em quadrinho, mangás e etc.

     Shippar é uma expressão criada a partir da palavra inglesa relationship, que significa “relacionamento”, em português.​ Este neologismo foi popularizado por leitores e criadores de fanfics (histórias alternativas criadas por fãs), que tinham o desejo que unir personagens que na história original não formavam um casal amoroso. Por normas, os ships – os casais – são representados pela união de seus nomes, criando um novo nome, como por exemplo: Carissa e Vanessa, que origina “Clanessa”; Damon e Elena, que forma “Delena”, e assim por diante. “Shippar nomes” é justamente o ato de unir os nomes dos personagens com a intenção de criar um novo, que caracterize toda a torcida existente pelo casal. 

     A pessoa que pratica o ato de shippar é conhecida por shipper, enquanto que as pessoas envolvidas no ship (o casal), são chamados de shippados. Ainda existem outras nomenclaturas utilizadas a partir da ideia do shipping, como: 
    Canon ship ou conventional couple: que se trata do relacionamento óbvio da história, ou seja, quando o autor deixa claro que aqueles personagens formarão / formam um casal ao longo da história. 
    Cult ship ou unconventional couple: o oposto do canon ship. Quando um casal nunca é revelado pelo autor ao longo da história.   
              
Fonte: http://www.significados.com.br/ 

    Então a expressão "Canon" veio das duas palavras inglesas conventional couple que na minha tradução ao pé da letra é um casal acertado, ou seja, cada detalhe da estória que autor demonstra um sentimento, um gesto de carinho e preocupação entre o casal é Canon. Shippar é a torcida de nós fans do casal fazemos, para que, no fim da estória ou durante a união entre eles concretiza-se.

     Este post foi um post informativo porque se eu não sabia, e tinha muita curiosidade em saber qual o significados das expressões é de onde elas vem, outras pessoas também terão essa dúvida ou curiosidade, se você digitar Canon no Google vai vir aquela máquina fotográfica famosa, eu fiz isso na minha busca pelo o significado da expressão kkkkkkkkkk

SasuSaku é Canon

Hasppy Day SasuSaku Canon!

Eu shippo SasuSaku


3 comentários:

  1. Respostas
    1. A palavra "Estória" está correto, apesar de ser uma palavra em desuso. Ela significa algo que não é baseado em realidade, veridico, ou seja, uma ficção.

      Excluir

Deixe sua pergunta ou comentário!